Sumários

Aula 2 DAD - Ténis

28 Outubro 2021, 14:00 Bruno Miguel Machado Pedro

Observação, Análise e desenvolvimento técnico no ténis

ü  Posição de espera no ténis. Os elementos-chave na posição de espera (Base, Posição do centro de massa, Calcanhares ligeiramente levantados, A posição da raquete, O grip, O trabalho da mão não dominante).

ü  Batimento de Direita. Aspetos técnicos fundamentais das três fases do batimento – preparação, aceleração e acompanhamento.

ü  Esquerda a duas mãos. Aspetos técnicos fundamentais das três fases do batimento – preparação, aceleração e acompanhamento

ü  Volley. Aspetos técnicos de base do volley (Pega continental, Qualidade do split step.

O Treinador e a Didática no Ténis;

ü  Diferentes formas de colocação da bola nos exercícios no ténis – “feed”. Características dos diferentes tipos de “feed” no ténis - vantagens e desvantagens do uso de cada um dos tipos de “feed”. O feed à mão no ténis (posição do treinador no campo; posição do treinador relativamente ao aluno/atleta; ritmo de colocação da bola; altura da bola; direção da bola).

Desenvolvimento dos gestos técnicos em situação analítica e global;

Situação de jogo volta à europa e jogo de pares.

Metodologia do treino da Tática no Ténis

ü  Aspetos de base tática no Ténis (consistência).


Características do Movimento Dançado

28 Outubro 2021, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Caracterização da dança como atividade humana complexa. Traços característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança.

- Dimensões da Dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica.

- Fatores de complexidade na atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos, morais, culturais, etc.

- Dança na Escola: características fundamentais da dimensão educativa da dança.

- As relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética.

- A expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o tecnicismo como polos atrativos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre meios e fins.

- A explicação de Piaget, pela aquisição da linguagem, para o fenómeno da alta expressividade das crianças.

- Semelhanças e diferenças entre a dança e o desporto.

- A classificação dos jogos de R. Callois para ajudar a diferenciar os dois tipos de atividade, através das categorias de representação/mímica, competição, sorte e vertigem.

- Traços identificadores do ato de dançar. O movimento como elemento primordial na identificação.

- Aspetos gerais da caracterização do movimento dançado: a organização temporal específica, a preocupação formal e a estrutura cinética.

- Identificação do ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do contexto.

- O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos, marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos humanos.


Bibliografia:

- Xarez, L. (2021). Dança Criativa. Material de apoio em DADIII, no SGA.

- Buytendijk, F. (1957). Attitudes et mouvements: Etude fonctionelle du mouvement humain. Paris: Desclée.

- Callois, R. (1958). Les Jeux et les Hommes: la Masque et le Vertige. Paris : Ed. Galimard.

- Dutton, D. (2009). The Art Instinct: Beauty, Pleasure and Human Evolution. New York: Bloomsbury Press.

- Serre, J.C. (1984). La danse parmi les autres formes de la motricité. La Recherche en Danse, 3, 135-156

- Xarez, L. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)

- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).

- Xarez, L. & Carvalheiro, S. (2004). Observar as Danças. Estudos em Dança, 7/8, Jan./Dez. (pp.43-50) Ed. A.P. Batalha. Cruz Quebrada: FMH Edições.

- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.




Características do Movimento Dançado

28 Outubro 2021, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Caracterização da dança como atividade humana complexa. Traços característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança.

- Dimensões da Dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica.

- Fatores de complexidade na atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos, morais, culturais, etc.

- Dança na Escola: características fundamentais da dimensão educativa da dança.

- As relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética.

- A expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o tecnicismo como polos atrativos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre meios e fins.

- A explicação de Piaget, pela aquisição da linguagem, para o fenómeno da alta expressividade das crianças.

- Semelhanças e diferenças entre a dança e o desporto.

- A classificação dos jogos de R. Callois para ajudar a diferenciar os dois tipos de atividade, através das categorias de representação/mímica, competição, sorte e vertigem.

- Traços identificadores do ato de dançar. O movimento como elemento primordial na identificação.

- Aspetos gerais da caracterização do movimento dançado: a organização temporal específica, a preocupação formal e a estrutura cinética.

- Identificação do ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do contexto.

- O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos, marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos humanos.


Bibliografia:

- Xarez, L. (2021). Dança Criativa. Material de apoio em DADIII, no SGA.

- Buytendijk, F. (1957). Attitudes et mouvements: Etude fonctionelle du mouvement humain. Paris: Desclée.

- Callois, R. (1958). Les Jeux et les Hommes: la Masque et le Vertige. Paris : Ed. Galimard.

- Dutton, D. (2009). The Art Instinct: Beauty, Pleasure and Human Evolution. New York: Bloomsbury Press.

- Serre, J.C. (1984). La danse parmi les autres formes de la motricité. La Recherche en Danse, 3, 135-156

- Xarez, L. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)

- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).

- Xarez, L. & Carvalheiro, S. (2004). Observar as Danças. Estudos em Dança, 7/8, Jan./Dez. (pp.43-50) Ed. A.P. Batalha. Cruz Quebrada: FMH Edições.

- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.




Aula 9 - DPS - Aprendizagem da Rumba Quadrada

27 Outubro 2021, 15:30 margarida moura

o   Características gerais da Rumba Quadrada: dança latino-americana não progressiva (porque não se executa sobre a linha de dança mas sim em qualquer parte do salão), com uma dinâmica lenta, estilo sensual com movimentos contínuos e fluidos, sendo que a planta do pé é sempre a primeira a tocar no chão e a última a sair do solo.

o   Aprendizagem da Rumba Quadrada (RQ) /  Square Rumba em situação de line dance -  Line Dance Rumba - e a pares. Passos: básico, progressivos (a avançar e a recuar com e sem mudança de direção), volta e contravolta / under arm, volta dos 6 /volta circular / circles, básico com mudança de direção. Ritmo quaternário numa dinâmica / estrutura rítmica (ER): 12, 3, 4, 56 ,7, 8, lento (1,2) rápido (3) rápido (4) lento (5,6) rápido (7) rápido (8).

o   Reconstrução coreográfica feita  a pares e posteriormente em grupos de CC.


Referencias bibliográficas:

Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação  de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD III – DPS.

Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158. 




Ginástica 3 - 10ª aula - Dinâmicos de Grupos Femininos e Masculinos

27 Outubro 2021, 15:30 Vanda Filipa de Assunçao Marques Videira

Teórica: Técnicas específicas da Ginástica Acrobática – Dinâmicos de Grupos Femininos e Masculinos:

1. Características de um exercício de Dinâmico / Dynamic Grupos:

1.1. Pontos de Contacto / Suportes DIN

1.2. Dinâmico Puro / Dynamic

1.3. Catch

1.4. Desmontes / Dismounts

1.5. Links

2. Análise de Tarefas de Grupos - Dinâmico:

2.1. Descrição do Movimento Técnico

2.2. Componentes Críticas / Critérios de Êxito

2.3. Progressões e Ajudas

2.4. Identificar e corrigir erros técnicos / Resolução de Problemas

Prática: Elementos de Grupos Femininos e Masculinos - Dinâmicos