Sumários
Aula 2 DAD - Ténis
28 Outubro 2021, 14:00 • Bruno Miguel Machado Pedro
Observação,
Análise e desenvolvimento técnico no ténis
ü Posição de espera no ténis. Os elementos-chave na posição de
espera (Base, Posição do centro de massa, Calcanhares ligeiramente levantados,
A posição da raquete, O grip, O trabalho da mão não dominante).
ü Batimento de Direita. Aspetos técnicos fundamentais
das três fases do batimento – preparação, aceleração e acompanhamento.
ü Esquerda a duas mãos. Aspetos técnicos fundamentais
das três fases do batimento – preparação, aceleração e acompanhamento
ü Volley. Aspetos técnicos de base do volley (Pega continental,
Qualidade do split step.
O Treinador
e a Didática no Ténis;
ü Diferentes formas de colocação da bola nos exercícios no
ténis – “feed”. Características dos diferentes tipos de “feed” no ténis - vantagens e
desvantagens do uso de cada um dos tipos de “feed”. O feed à mão no ténis
(posição do treinador no campo; posição do treinador relativamente ao
aluno/atleta; ritmo de colocação da bola; altura da bola; direção da bola).
Desenvolvimento
dos gestos técnicos em situação analítica e global;
Situação de
jogo volta à europa e jogo de pares.
Metodologia
do treino da Tática no Ténis
ü Aspetos de base tática no
Ténis (consistência).
Características do Movimento Dançado
28 Outubro 2021, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Caracterização da dança como atividade humana complexa. Traços característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança.
- Dimensões da Dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica.
- Fatores de complexidade na atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos, morais, culturais, etc.
- Dança na Escola: características fundamentais da dimensão educativa da dança.
- As relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética.
- A expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o tecnicismo como polos atrativos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre meios e fins.
- A explicação de Piaget, pela aquisição da linguagem, para o fenómeno da alta expressividade das crianças.
- Semelhanças e diferenças entre a dança e o desporto.
- A classificação dos jogos de R. Callois para ajudar a diferenciar os dois tipos de atividade, através das categorias de representação/mímica, competição, sorte e vertigem.
- Traços identificadores do ato de dançar. O movimento como elemento primordial na identificação.
- Aspetos gerais da caracterização do movimento dançado: a organização temporal específica, a preocupação formal e a estrutura cinética.
- Identificação do ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do contexto.
- O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos, marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos humanos.
Bibliografia:
- Xarez, L. (2021). Dança Criativa. Material de apoio em DADIII, no SGA.
- Buytendijk, F. (1957). Attitudes et mouvements: Etude fonctionelle du mouvement humain. Paris: Desclée.
- Callois, R. (1958). Les Jeux et les Hommes: la Masque et le Vertige. Paris : Ed. Galimard.
- Dutton, D. (2009). The Art Instinct: Beauty, Pleasure and Human Evolution. New York: Bloomsbury Press.
- Serre, J.C. (1984). La danse parmi les autres formes de la motricité. La Recherche en Danse, 3, 135-156
- Xarez, L. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)
- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).
- Xarez, L. & Carvalheiro, S. (2004). Observar as Danças. Estudos em Dança, 7/8, Jan./Dez. (pp.43-50) Ed. A.P. Batalha. Cruz Quebrada: FMH Edições.
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
Características do Movimento Dançado
28 Outubro 2021, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Caracterização da dança como atividade humana complexa. Traços característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança.
- Dimensões da Dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica.
- Fatores de complexidade na atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos, morais, culturais, etc.
- Dança na Escola: características fundamentais da dimensão educativa da dança.
- As relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética.
- A expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o tecnicismo como polos atrativos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre meios e fins.
- A explicação de Piaget, pela aquisição da linguagem, para o fenómeno da alta expressividade das crianças.
- Semelhanças e diferenças entre a dança e o desporto.
- A classificação dos jogos de R. Callois para ajudar a diferenciar os dois tipos de atividade, através das categorias de representação/mímica, competição, sorte e vertigem.
- Traços identificadores do ato de dançar. O movimento como elemento primordial na identificação.
- Aspetos gerais da caracterização do movimento dançado: a organização temporal específica, a preocupação formal e a estrutura cinética.
- Identificação do ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do contexto.
- O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos, marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos humanos.
Bibliografia:
- Xarez, L. (2021). Dança Criativa. Material de apoio em DADIII, no SGA.
- Buytendijk, F. (1957). Attitudes et mouvements: Etude fonctionelle du mouvement humain. Paris: Desclée.
- Callois, R. (1958). Les Jeux et les Hommes: la Masque et le Vertige. Paris : Ed. Galimard.
- Dutton, D. (2009). The Art Instinct: Beauty, Pleasure and Human Evolution. New York: Bloomsbury Press.
- Serre, J.C. (1984). La danse parmi les autres formes de la motricité. La Recherche en Danse, 3, 135-156
- Xarez, L. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)
- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).
- Xarez, L. & Carvalheiro, S. (2004). Observar as Danças. Estudos em Dança, 7/8, Jan./Dez. (pp.43-50) Ed. A.P. Batalha. Cruz Quebrada: FMH Edições.
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
Aula 9 - DPS - Aprendizagem da Rumba Quadrada
27 Outubro 2021, 15:30 • margarida moura
o Características gerais da Rumba Quadrada: dança latino-americana não progressiva (porque não se executa sobre a linha de dança mas sim em qualquer parte do salão), com uma dinâmica lenta, estilo sensual com movimentos contínuos e fluidos, sendo que a planta do pé é sempre a primeira a tocar no chão e a última a sair do solo.
o Aprendizagem da Rumba Quadrada (RQ) / Square Rumba em situação de line dance - Line Dance Rumba - e a pares. Passos: básico, progressivos (a avançar e a recuar com e sem mudança de direção), volta e contravolta / under arm, volta dos 6 /volta circular / circles, básico com mudança de direção. Ritmo quaternário numa dinâmica / estrutura rítmica (ER): 12, 3, 4, 56 ,7, 8, lento (1,2) rápido (3) rápido (4) lento (5,6) rápido (7) rápido (8).
o Reconstrução coreográfica feita a pares e posteriormente em grupos de CC.
Referencias bibliográficas:
Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Danças Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem da FMH, DAFD III – DPS.
Rosado, M. C. (2007). A dança na escola: programas de danças sociais. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 149-158.
Ginástica 3 - 10ª aula - Dinâmicos de Grupos Femininos e Masculinos
27 Outubro 2021, 15:30 • Vanda Filipa de Assunçao Marques Videira
Teórica: Técnicas específicas da Ginástica Acrobática – Dinâmicos de Grupos Femininos e Masculinos:
1. Características de um exercício de Dinâmico / Dynamic – Grupos:
1.1. Pontos de Contacto / Suportes DIN
1.2. Dinâmico Puro / Dynamic
1.3. Catch
1.4. Desmontes / Dismounts
1.5. Links
2. Análise de Tarefas de Grupos - Dinâmico:
2.1. Descrição do Movimento Técnico
2.2. Componentes Críticas / Critérios de Êxito
2.3. Progressões e Ajudas
2.4. Identificar e corrigir erros técnicos / Resolução de Problemas
Prática: Elementos de Grupos Femininos e Masculinos - Dinâmicos