Sumários
Iniciação à Dança
2 Novembro 2021, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Principais abordagens na iniciação à dança: pelas formas/técnicas de dança, pela expressão (expression corporelle) e pelas ações motoras. Vantagens e inconvenientes de cada uma dessas aproximações.
- A definição das categorias de ações motoras através de associações de semelhança ao nível dos apoios e traços característicos comuns ao nível da morfologia do movimento: Descritores das oito categorias de comportamento motor individual: posturas, equilíbrios, gestos, voltas, passos, deslocamentos, saltos e quedas.
- A estruturação do comportamento motor em dança através dos conceitos de frase de movimento, ação motora e componentes da ação motora.
- Os critérios para a divisão de coreografias em frases de movimento: lógica cinética, pausa respiratória e ponto alto.
- Apresentação das principais componentes das ações motoras em dança.
- Os principais princípios de composição coreográfica: unidade, variedade, repetição, contraste, transição, sequência, clímax, proporção, equilíbrio e harmonia.
Bibliografia:
- Xarez, L. (2021). Dança Criativa. Material de apoio em DADIII, no SGA.
- Buytendijk, F. (1957). Attitudes et mouvements: Etude fonctionelle du mouvement humain. Paris: Desclée.
- Callois, R. (1958). Les Jeux et les Hommes: la Masque et le Vertige. Paris : Ed. Galimard.
- Dutton, D. (2009). The Art Instinct: Beauty, Pleasure and Human Evolution. New York: Bloomsbury Press.
- Serre, J.C. (1984). La danse parmi les autres formes de la motricité. La Recherche en Danse, 3, 135-156
- Xarez, L. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)
- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).
- Xarez, L. & Carvalheiro, S. (2004). Observar as Danças. Estudos em Dança, 7/8, Jan./Dez. (pp.43-50) Ed. A.P. Batalha. Cruz Quebrada: FMH Edições.
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
Iniciação à Dança
2 Novembro 2021, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Principais abordagens na iniciação à dança: pelas formas/técnicas de dança, pela expressão (expression corporelle) e pelas ações motoras. Vantagens e inconvenientes de cada uma dessas aproximações.
- A definição das categorias de ações motoras através de associações de semelhança ao nível dos apoios e traços característicos comuns ao nível da morfologia do movimento: Descritores das oito categorias de comportamento motor individual: posturas, equilíbrios, gestos, voltas, passos, deslocamentos, saltos e quedas.
- A estruturação do comportamento motor em dança através dos conceitos de frase de movimento, ação motora e componentes da ação motora.
- Os critérios para a divisão de coreografias em frases de movimento: lógica cinética, pausa respiratória e ponto alto.
- Apresentação das principais componentes das ações motoras em dança.
- Os principais princípios de composição coreográfica: unidade, variedade, repetição, contraste, transição, sequência, clímax, proporção, equilíbrio e harmonia.
Bibliografia:
- Xarez, L. (2021). Dança Criativa. Material de apoio em DADIII, no SGA.
- Buytendijk, F. (1957). Attitudes et mouvements: Etude fonctionelle du mouvement humain. Paris: Desclée.
- Callois, R. (1958). Les Jeux et les Hommes: la Masque et le Vertige. Paris : Ed. Galimard.
- Dutton, D. (2009). The Art Instinct: Beauty, Pleasure and Human Evolution. New York: Bloomsbury Press.
- Serre, J.C. (1984). La danse parmi les autres formes de la motricité. La Recherche en Danse, 3, 135-156
- Xarez, L. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)
- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).
- Xarez, L. & Carvalheiro, S. (2004). Observar as Danças. Estudos em Dança, 7/8, Jan./Dez. (pp.43-50) Ed. A.P. Batalha. Cruz Quebrada: FMH Edições.
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
Aula 10 - DPS - Revisão das danças aprendidas e sujeitas a avaliação prática de reprodução
29 Outubro 2021, 11:30 • margarida moura
o
Revisão,
prática e teórica, das danças: PL, EC, SV, LDD e RQ.
o Esclarecimento de dúvidas sobre a avaliação teórica de apresentação e explicação de uma dança / coreografia, a acontecer na aula 12. Avaliação individual e em grupo. 10 – 15 min para apresentação e explicação à turma de uma das danças aprendidas. Deve ser claro o papel e função de cada elemento do grupo no processo de ensino da dança (emitindo instrução, demonstrando, corrigindo, motivando, organizando, observando de forma ativa, gerindo, etc.). Importa também a organização e a coerência de intervenção do grupo no processo de ensino da dança.
O Guião teórico (o que foi e como foi – estratégias - transmitido o conteúdo) da apresentação deve ser enviado ao docente, via e-mail, no dia da apresentação / lecionação, 12ª aula.
Aula 10 - DPS - Revisão das danças aprendidas e sujeitas a avaliação prática de reprodução
29 Outubro 2021, 10:00 • margarida moura
o
Revisão,
prática e teórica, das danças: PL, EC, SV, LDD e RQ.
o Esclarecimento de dúvidas sobre a avaliação teórica de apresentação e explicação de uma dança / coreografia, a acontecer na aula 12. Avaliação individual e em grupo. 10 – 15 min para apresentação e explicação à turma de uma das danças aprendidas. Deve ser claro o papel e função de cada elemento do grupo no processo de ensino da dança (emitindo instrução, demonstrando, corrigindo, motivando, organizando, observando de forma ativa, gerindo, etc.). Importa também a organização e a coerência de intervenção do grupo no processo de ensino da dança.
O Guião teórico (o que foi e como foi – estratégias - transmitido o conteúdo) da apresentação deve ser enviado ao docente, via e-mail, no dia da apresentação / lecionação, 12ª aula.
Aula 2 DAD - Ténis
28 Outubro 2021, 15:30 • Bruno Miguel Machado Pedro
Observação,
Análise e desenvolvimento técnico no ténis
ü Posição de espera no ténis. Os elementos-chave na posição de
espera (Base, Posição do centro de massa, Calcanhares ligeiramente levantados,
A posição da raquete, O grip, O trabalho da mão não dominante).
ü Batimento de Direita. Aspetos técnicos fundamentais
das três fases do batimento – preparação, aceleração e acompanhamento.
ü Esquerda a duas mãos. Aspetos técnicos fundamentais
das três fases do batimento – preparação, aceleração e acompanhamento
ü Volley. Aspetos técnicos de base do volley (Pega continental,
Qualidade do split step.
O Treinador
e a Didática no Ténis;
ü Diferentes formas de colocação da bola nos exercícios no
ténis – “feed”. Características dos diferentes tipos de “feed” no ténis - vantagens e
desvantagens do uso de cada um dos tipos de “feed”. O feed à mão no ténis
(posição do treinador no campo; posição do treinador relativamente ao
aluno/atleta; ritmo de colocação da bola; altura da bola; direção da bola).
Desenvolvimento
dos gestos técnicos em situação analítica e global;
Situação de
jogo volta à europa e jogo de pares.
Metodologia
do treino da Tática no Ténis
ü Aspetos de base tática no
Ténis (consistência).