Sumários
Aula 5 DAD - Ténis
13 Outubro 2021, 15:30 • Bruno Miguel Machado Pedro
O Treinador
e a Didática no Ténis;
ü A unidade de treino: Fator estruturante da didática no ténis.
Os
procedimentos didáticos fundamentais no ténis.
ü Diferentes formas de colocação da bola nos exercícios no
ténis – “feed”. Características dos diferentes tipos de “feed” no ténis.
Metodologia
do treino da Tática no Ténis
ü Continuação do desenvolvimento
técnico tático dos batimentos base – direita, esquerda, vólei e smash, serviço
e resposta ao serviço.
ü Situações de jode de
singulares e pares.
Aula 5 - DPS - Aprendizagem da dança tradicional ribatejana Erva Cidreira
13 Outubro 2021, 15:30 • margarida moura
o Revisão das coreografias, social e tradicional: LDD e PL.
o Barra inicial específica aos passos: passeio (a progredir em sentido inverso e direto, à volta do par, a rodar com o par), saltitado, saltado cruzado. Posições de braços: nível inferior mãos dadas, nível médio mãos dadas, nível médio com palmas.
o
Aprendizagem
da dança tradicional ribatejana, Erva Cidreira (EC). Passos:
passeio a avançar em sentido inverso e direto, passeio com palmas à volta do
par pela direita, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela direita, passeio
com palmas à volta do par pela esquerda, saltitar ou escovinha a rodar com o
par pela esquerda. MS: nível inferior ou médio em carreiras mãos dadas (direita
ao par da frente e esquerda ao par de trás), nível médio facial com batimento
de palmas, nível inferior facial entrelaçados ou de mãos dadas.
Referencias Bibliográficas
Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD III – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.
5ª aula - Ginástica 3
13 Outubro 2021, 15:30 • Vanda Filipa de Assunçao Marques Videira
Teórica: Técnicas específicas da Ginástica Acrobática – Dinâmico de Pares.
1. Características de um exercício de Dinâmico / Dynamic – Pares:
1.1. Pontos de Contacto / Suportes DIN
1.2. Dinâmico Puro / Dynamic
1.3. Catch
1.4. Desmontes / Dismounts
1.5. Links
2. Análise de Tarefas de Pares - Dinâmico
2.1. Descrição do Movimento Técnico
2.2. Componentes Críticas / Critérios de Êxito
2.3. Progressões e Ajudas
2.4. Identificar e corrigir erros técnicos / Resolução de Problemas
Prática: Elementos de Pares - Dinâmicos
Aula 5 DAD - Ténis
13 Outubro 2021, 14:00 • Bruno Miguel Machado Pedro
O Treinador
e a Didática no Ténis;
ü A unidade de treino: Fator estruturante da didática no ténis.
Os
procedimentos didáticos fundamentais no ténis.
ü Diferentes formas de colocação da bola nos exercícios no
ténis – “feed”. Características dos diferentes tipos de “feed” no ténis.
Metodologia
do treino da Tática no Ténis
ü Continuação do desenvolvimento
técnico tático dos batimentos base – direita, esquerda, vólei e smash, serviço
e resposta ao serviço.
ü Situações de jode de
singulares e pares.
Aula 5 - DPS - Aprendizagem da dança tradicional ribatejana Erva Cidreira
13 Outubro 2021, 14:00 • margarida moura
o Revisão das coreografias, social e tradicional: LDD e PL.
o Barra inicial específica aos passos: passeio (a progredir em sentido inverso e direto, à volta do par, a rodar com o par), saltitado, saltado cruzado. Posições de braços: nível inferior mãos dadas, nível médio mãos dadas, nível médio com palmas.
o
Aprendizagem
da dança tradicional ribatejana, Erva Cidreira (EC). Passos:
passeio a avançar em sentido inverso e direto, passeio com palmas à volta do
par pela direita, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela direita, passeio
com palmas à volta do par pela esquerda, saltitar ou escovinha a rodar com o
par pela esquerda. MS: nível inferior ou médio em carreiras mãos dadas (direita
ao par da frente e esquerda ao par de trás), nível médio facial com batimento
de palmas, nível inferior facial entrelaçados ou de mãos dadas.
Referencias Bibliográficas
Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD III – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.