Sumários

Aula 5 DAD - Ténis

13 Outubro 2021, 15:30 Bruno Miguel Machado Pedro

O Treinador e a Didática no Ténis;

ü  A unidade de treino: Fator estruturante da didática no ténis. Os procedimentos didáticos fundamentais no ténis.

ü  Diferentes formas de colocação da bola nos exercícios no ténis – “feed”. Características dos diferentes tipos de “feed” no ténis.

Metodologia do treino da Tática no Ténis

ü  Continuação do desenvolvimento técnico tático dos batimentos base – direita, esquerda, vólei e smash, serviço e resposta ao serviço.

ü  Situações de jode de singulares e pares.


Aula 5 - DPS - Aprendizagem da dança tradicional ribatejana Erva Cidreira

13 Outubro 2021, 15:30 margarida moura

o   Revisão das coreografias, social e tradicional: LDD e PL.

o   Barra inicial específica aos passos: passeio (a progredir em sentido inverso e direto, à volta do par, a rodar com o par), saltitado, saltado cruzado. Posições de braços: nível inferior mãos dadas, nível médio mãos dadas, nível médio com palmas.

o   Aprendizagem da dança tradicional ribatejana, Erva  Cidreira (EC). Passos: passeio a avançar em sentido inverso e direto, passeio com palmas à volta do par pela direita, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela direita, passeio com palmas à volta do par pela esquerda, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela esquerda. MS: nível inferior ou médio em carreiras mãos dadas (direita ao par da frente e esquerda ao par de trás), nível médio facial com batimento de palmas, nível inferior facial entrelaçados ou de mãos dadas.


Referencias Bibliográficas

Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD III – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.


5ª aula - Ginástica 3

13 Outubro 2021, 15:30 Vanda Filipa de Assunçao Marques Videira

Teórica: Técnicas específicas da Ginástica Acrobática – Dinâmico de Pares.

1. Características de um exercício de Dinâmico / Dynamic Pares:

1.1. Pontos de Contacto / Suportes DIN

1.2. Dinâmico Puro / Dynamic

1.3. Catch

1.4. Desmontes / Dismounts

1.5. Links

2. Análise de Tarefas de Pares - Dinâmico

2.1. Descrição do Movimento Técnico

2.2. Componentes Críticas / Critérios de Êxito

2.3. Progressões e Ajudas

2.4. Identificar e corrigir erros técnicos / Resolução de Problemas

Prática: Elementos de Pares - Dinâmicos


Aula 5 DAD - Ténis

13 Outubro 2021, 14:00 Bruno Miguel Machado Pedro

O Treinador e a Didática no Ténis;

ü  A unidade de treino: Fator estruturante da didática no ténis. Os procedimentos didáticos fundamentais no ténis.

ü  Diferentes formas de colocação da bola nos exercícios no ténis – “feed”. Características dos diferentes tipos de “feed” no ténis.

Metodologia do treino da Tática no Ténis

ü  Continuação do desenvolvimento técnico tático dos batimentos base – direita, esquerda, vólei e smash, serviço e resposta ao serviço.

ü  Situações de jode de singulares e pares.


Aula 5 - DPS - Aprendizagem da dança tradicional ribatejana Erva Cidreira

13 Outubro 2021, 14:00 margarida moura

o   Revisão das coreografias, social e tradicional: LDD e PL.

o   Barra inicial específica aos passos: passeio (a progredir em sentido inverso e direto, à volta do par, a rodar com o par), saltitado, saltado cruzado. Posições de braços: nível inferior mãos dadas, nível médio mãos dadas, nível médio com palmas.

o   Aprendizagem da dança tradicional ribatejana, Erva  Cidreira (EC). Passos: passeio a avançar em sentido inverso e direto, passeio com palmas à volta do par pela direita, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela direita, passeio com palmas à volta do par pela esquerda, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela esquerda. MS: nível inferior ou médio em carreiras mãos dadas (direita ao par da frente e esquerda ao par de trás), nível médio facial com batimento de palmas, nível inferior facial entrelaçados ou de mãos dadas.


Referencias Bibliográficas

Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD III – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.