Sumários
Ginástica 3 - Dinâmicos de Grupos Femininos e Masculinos
11 Janeiro 2022, 14:00 • Vanda Filipa de Assunçao Marques Videira
Teórica: Técnicas específicas da Ginástica Acrobática – Dinâmicos de Grupos Femininos e Masculinos:
1. Características de um exercício de Dinâmico / Dynamic – Grupos:
1.1. Pontos de Contacto / Suportes DIN
1.2. Dinâmico Puro / Dynamic
1.3. Catch
1.4. Desmontes / Dismounts
1.5. Links
2. Análise de Tarefas de Grupos - Dinâmico:
2.1. Descrição do Movimento Técnico
2.2. Componentes Críticas / Critérios de Êxito
2.3. Progressões e Ajudas
2.4. Identificar e corrigir erros técnicos / Resolução de Problemas
Prática: Elementos de Grupos Femininos e Masculinos - Dinâmicos
Avaliação - Teste Escrito
11 Janeiro 2022, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Avaliação dos conhecimentos adquiridos neste módulo programático, através da realização de teste escrito.
Avaliação - Teste Escrito
11 Janeiro 2022, 08:00 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Avaliação dos conhecimentos adquiridos neste módulo programático, através da realização de teste escrito.
Equilíbrios e Quedas em Dança
17 Dezembro 2021, 11:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante e parte constituinte das frases de movimento dançado.
- Equilíbrios: Componentes críticas dos equilíbrios em dança, nomeadamente
o ajustamento postural, o foco (aparelho vestibular), o tipo de apoio e o jogo de forças de sinal contrário. Noção de imobilidade sobre apoio reduzido como critério para a identificação destas ações motoras.
- Quedas: Componentes críticas das quedas em dança, nomeadamente os níveis espaciais de partida e de chegada, a segurança como fator determinante nas projeções para a frente, para trás e para os lados. Noção de apoios contínuos e sucessivos na projeção para o solo, como critério para a identificação destas ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando os equilíbrios e as quedas e centradas na diversidade das ações motoras específicas da dança.
Aula 9 - ES3 - DPS - Reflexão sobre as avaliações teórica e pratíca e respetivos critérios de avaliação - aula ZOOM
17 Dezembro 2021, 10:00 • margarida moura
Reflexão sobre as avaliações teórica e prática. O que incluir, conteúdos e estratégias, elementos técnicos, rítmicos, espaciais e relacionais.
Critérios de avaliação do exercício teórico de apresentação e ensino de uma dança. Avaliação individual e de grupo.
Critérios de avaliação do exercício de composição coreográfica – Avaliação individual e de grupo de criação de uma coreografia de danças sociais ou de danças portuguesas.
Motivo / Ideia / Originalidade (2v) – Originalidade quer da ideia quer das ações, movimentos, gestos, posturas, subjacentes e específicas à construção coreográfica.
Acompanhamento Musical (2v) – Seleção musical da responsabilidade dos estudantes. Qualidade sonora e acústica e adequabilidade de acordo com a temática, danças sociais ou danças portuguesas.
Relação Música – Movimento (3v) – Adequabilidade dos materiais técnico-artísticos (passos, gestos, posturas, relações) ao suporte musical e vice-versa.
Encenação e Adereços (2v) – Figurinos, cenário, contexto envolvente e contexto onde decorre a ação “performativa”.
Rigor Técnico (2v) – Clareza na demonstração técnico-artística (movimentos, gestos, posturas e relações). Qualidade do movimento.
Interpretação Individual (3v) – Estilo com que interpreta a ideia, a mensagem a transmitir; domínio técnico-expressivo; segurança e à-vontade.
Ligações e Evoluções (3v), espaciais, técnicas e relacionais, que caracterizam a composição coreográfica (início - desenvolvimento - fim).
Relações estabelecidas (3v) - Diversidade e adequabilidade das relações consigo mesmo, com o outro, com o grupo, com o público, com o espaço ou com os objetos.
Critérios de avaliação do exercício de reprodução coreográfica
O aluno tem a possibilidade de alcançar dois níveis diferentes, nível 1 (a classificação situa-se entre os 10 e 14 valores inclusive) e nível 2 (a classificação situa-se entre 15 e 20 valores inclusive).
Nível 1 - 10-14 valores
*identifica e inicia a dança após o acompanhamento musical ter começado.
*reproduz as diferentes figuras/skills das danças.
*sincroniza o movimento com o acompanhamento musical.
*executa a dança sem olhar para o chão de forma permanente.
*reproduz os diferentes movimentos com a estrutura rítmica adequada.
*a posição dos membros superiores não é rígida nem demasiado relaxada..
*corrige rapidamente o erro.
Estes itens de avaliação são analisados em função da frequência dos critérios de êxito: algumas vezes e muitas vezes
Nível 2 - 15-20 valores
* inicia a dança sem hesitações e no tempo correto.
*muda de figura no momento/tempo exato.
*realiza a dança / skills de acordo com o estilo específico.
*evidencia correta orientação espacial.
*assume um ajustamento postural de acordo com o estilo da dança .
*executa os diferentes skills/passos com o estilo característico da dança que reproduz (arrastado,
deslizado, contínuo - fluído, saltado, batido, etc.).
*respeita a estrutura rítmica de cada movimento de acordo com a dinâmica (duração e acentuação).
*coloca a posição dos membros superiores em harmonia (relação direta) com as características das danças.
Estes itens são analisados em função da frequência dos critérios de
êxito: maioria das vezes e sempre.
O aluno não obtém sucesso na avaliação contínua de reprodução quando prevalece, na análise dos itens, a frequência dos critérios de êxito, raramente e nunca.