Sumários

Ginástica 3 - Dinâmicos de Grupos Femininos e Masculinos

11 Janeiro 2022, 14:00 Vanda Filipa de Assunçao Marques Videira

Teórica: Técnicas específicas da Ginástica Acrobática – Dinâmicos de Grupos Femininos e Masculinos:

1. Características de um exercício de Dinâmico / Dynamic Grupos:

1.1. Pontos de Contacto / Suportes DIN

1.2. Dinâmico Puro / Dynamic

1.3. Catch

1.4. Desmontes / Dismounts

1.5. Links

2. Análise de Tarefas de Grupos - Dinâmico:

2.1. Descrição do Movimento Técnico

2.2. Componentes Críticas / Critérios de Êxito

2.3. Progressões e Ajudas

2.4. Identificar e corrigir erros técnicos / Resolução de Problemas

Prática: Elementos de Grupos Femininos e Masculinos - Dinâmicos


Avaliação - Teste Escrito

11 Janeiro 2022, 09:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Avaliação dos conhecimentos adquiridos neste módulo programático, através da realização de teste escrito.


Avaliação - Teste Escrito

11 Janeiro 2022, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Avaliação dos conhecimentos adquiridos neste módulo programático, através da realização de teste escrito.


Equilíbrios e Quedas em Dança

17 Dezembro 2021, 11:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante e parte constituinte das frases de movimento dançado.

- Equilíbrios: Componentes críticas dos equilíbrios em dança, nomeadamente

o ajustamento postural, o foco (aparelho vestibular), o tipo de apoio e o jogo de forças de sinal contrário. Noção de imobilidade sobre apoio reduzido como critério para a identificação destas ações motoras.

- Quedas: Componentes críticas das quedas em dança, nomeadamente os níveis espaciais de partida e de chegada, a segurança como fator determinante nas projeções para a frente, para trás e para os lados. Noção de apoios contínuos e sucessivos na projeção para o solo, como critério para a identificação destas ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando os equilíbrios e as quedas e centradas na diversidade das ações motoras específicas da dança.


Aula 9 - ES3 - DPS - Reflexão sobre as avaliações teórica e pratíca e respetivos critérios de avaliação - aula ZOOM

17 Dezembro 2021, 10:00 margarida moura

Reflexão sobre  as avaliações teórica e prática. O que incluir, conteúdos e estratégias, elementos técnicos, rítmicos, espaciais e relacionais.

Esclarecimento de dúvidas sobre a avaliação teórica de apresentação e explicação de uma dança / coreografia, a acontecer na aula 12. Avaliação individual e em grupo. 20 – 25 min para apresentação e explicação à turma de uma das danças aprendidas. Deve ser claro o papel e função de cada elemento do grupo no processo de ensino da dança (emitindo instrução, demonstrando, corrigindo, motivando, organizando, observando de forma ativa, gerindo, etc.). Importa também a organização e a coerência de intervenção do grupo no processo de ensino da dança.
O Guião teórico (o que foi e como foi – estratégias - transmitido o conteúdo) da apresentação deve ser enviado ao docente, via e-mail, no dia anterior da apresentação / lecionação, 12ª aula (18 janeiro 2022).


Critérios de avaliação do exercício teórico de apresentação e ensino de uma dança. Avaliação individual e de grupo.

a) qualidade e domínio da informação (3v); b) rigor terminológico (3v; c) ritmo, segurança, à vontade e fluidez na comunicação e na intervenção (3v);  d) organização sequencial da apresentação (2v); e) capacidade de síntese   e seleção da informação prioritária (3v); f) qualidade da apresentação escrita - guião (especificidade, rigor e coerência da informação de escrita, sequência, estética e aspetos formais  (6v)).

Critérios de avaliação do exercício de composição coreográfica – Avaliação individual e de grupo de criação de uma coreografia de danças sociais ou de danças portuguesas.

 

Motivo / Ideia / Originalidade (2v) – Originalidade quer da ideia quer das ações, movimentos, gestos, posturas, subjacentes e específicas à construção coreográfica.

Acompanhamento Musical (2v) – Seleção musical da responsabilidade dos estudantes. Qualidade sonora e acústica e adequabilidade de acordo com a temática, danças sociais ou danças portuguesas.

Relação Música – Movimento (3v) – Adequabilidade dos materiais técnico-artísticos (passos, gestos, posturas, relações) ao suporte musical e vice-versa.

Encenação e Adereços (2v) – Figurinos, cenário, contexto envolvente e contexto onde decorre a ação “performativa”.

Rigor Técnico (2v) – Clareza na demonstração técnico-artística (movimentos, gestos, posturas e relações). Qualidade do movimento.

Interpretação Individual (3v) – Estilo com que interpreta a ideia, a mensagem a transmitir; domínio técnico-expressivo; segurança e à-vontade.

Ligações e Evoluções (3v), espaciais, técnicas e relacionais, que caracterizam a composição coreográfica (início - desenvolvimento - fim).

Relações estabelecidas (3v) - Diversidade e adequabilidade das relações  consigo mesmo, com o outro, com o grupo, com o público, com o espaço ou com os objetos.

 

Critérios de avaliação do exercício de reprodução coreográfica

O aluno tem a possibilidade de alcançar dois níveis diferentes, nível 1 (a classificação situa-se entre os 10 e 14 valores inclusive) e nível 2 (a classificação situa-se entre 15 e 20 valores inclusive).

Nível 1 - 10-14 valores

*identifica e inicia a dança após  o acompanhamento musical ter começado.

*reproduz as diferentes figuras/skills das danças.

*sincroniza o movimento com o acompanhamento musical.

*executa a dança sem olhar para o chão de forma permanente.

*reproduz os diferentes movimentos com a estrutura rítmica adequada.

*a posição dos membros superiores não é rígida nem demasiado relaxada..

*corrige rapidamente o erro.

Estes itens de avaliação são analisados em função da frequência dos critérios de êxito: algumas vezes e muitas vezes

 

Nível 2 - 15-20 valores

* inicia a dança sem hesitações e no tempo correto.

*muda de figura no momento/tempo exato.

*realiza a dança / skills de acordo com o estilo específico.

*evidencia correta orientação espacial.

*assume um ajustamento postural de acordo com o estilo da dança .

*executa os diferentes skills/passos com o estilo característico da dança que reproduz (arrastado,

deslizado, contínuo - fluído, saltado, batido, etc.).

*respeita  a estrutura rítmica de cada movimento de acordo com a dinâmica (duração e acentuação).

*coloca a posição dos membros superiores em harmonia (relação direta) com as características das danças.

 

Estes itens são analisados em função da frequência dos critérios de êxito: maioria das vezes e sempre.

O aluno não obtém sucesso na avaliação contínua de reprodução quando prevalece, na análise dos itens, a frequência dos critérios de êxito, raramente e nunca.