Sumários
Aula 1 - DAD - Ténis
14 Dezembro 2021, 15:30 • Bruno Miguel Machado Pedro
Apresentação:
ü Normas e regras de
funcionamento;
ü Organização das aulas;
ü Avaliação da disciplina.
Metodologia
Play & Stay:
ü Adaptações (campo, bolas,
regulamentos).
ü Vantagens.
ü Diretrizes da metodologia
Play & Stay.
ü Alternância de exercícios
com esquemas de jogo (rácio 1:1).
ü A importância do número
de contatos com a bola.
ü Utilização de espaços
reduzidos com respetiva prática dos alunos nesta situação.
ü Realização de situação de
cooperação e competição em campo reduzido.
ü Rotações por tempo e por
mérito.
Didática no
Ténis:
ü Pega continental
üAspetos básicos dos gestos técnicos
Ginástica 3 - 10ª aula - Dinâmicos de Grupos Femininos e Masculinos
14 Dezembro 2021, 15:30 • Vanda Filipa de Assunçao Marques Videira
Teórica: Técnicas específicas da Ginástica Acrobática – Dinâmicos de Grupos Femininos e Masculinos:
1. Características de um exercício de Dinâmico / Dynamic – Grupos:
1.1. Pontos de Contacto / Suportes DIN
1.2. Dinâmico Puro / Dynamic
1.3. Catch
1.4. Desmontes / Dismounts
1.5. Links
2. Análise de Tarefas de Grupos - Dinâmico:
2.1. Descrição do Movimento Técnico
2.2. Componentes Críticas / Critérios de Êxito
2.3. Progressões e Ajudas
2.4. Identificar e corrigir erros técnicos / Resolução de Problemas
Prática: Elementos de Grupos Femininos e Masculinos - Dinâmicos
Aula 1 - DAD - Ténis
14 Dezembro 2021, 14:00 • Bruno Miguel Machado Pedro
Apresentação:
ü Normas e regras de
funcionamento;
ü Organização das aulas;
ü Avaliação da disciplina.
Metodologia
Play & Stay:
ü Adaptações (campo, bolas,
regulamentos).
ü Vantagens.
ü Diretrizes da metodologia
Play & Stay.
ü Alternância de exercícios
com esquemas de jogo (rácio 1:1).
ü A importância do número
de contatos com a bola.
ü Utilização de espaços
reduzidos com respetiva prática dos alunos nesta situação.
ü Realização de situação de
cooperação e competição em campo reduzido.
ü Rotações por tempo e por
mérito.
Didática no
Ténis:
ü Pega continental
üAspetos básicos dos gestos técnicos
Ginástica 3 - 10ª aula - Dinâmicos de Grupos Femininos e Masculinos
14 Dezembro 2021, 14:00 • Vanda Filipa de Assunçao Marques Videira
Teórica: Técnicas específicas da Ginástica Acrobática – Dinâmicos de Grupos Femininos e Masculinos:
1. Características de um exercício de Dinâmico / Dynamic – Grupos:
1.1. Pontos de Contacto / Suportes DIN
1.2. Dinâmico Puro / Dynamic
1.3. Catch
1.4. Desmontes / Dismounts
1.5. Links
2. Análise de Tarefas de Grupos - Dinâmico:
2.1. Descrição do Movimento Técnico
2.2. Componentes Críticas / Critérios de Êxito
2.3. Progressões e Ajudas
2.4. Identificar e corrigir erros técnicos / Resolução de Problemas
Prática: Elementos de Grupos Femininos e Masculinos - Dinâmicos
Características do Movimento Dançado
14 Dezembro 2021, 09:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Caracterização da dança como atividade humana complexa. Traços característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança.
- Dimensões da Dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica.
- Fatores de complexidade na atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos, morais, culturais, etc.
- Dança na Escola: características fundamentais da dimensão educativa da dança.
- As relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética.
- A expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o tecnicismo como polos atrativos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre meios e fins.
- A explicação de Piaget, pela aquisição da linguagem, para o fenómeno da alta expressividade das crianças.
- Semelhanças e diferenças entre a dança e o desporto.
- A classificação dos jogos de R. Callois para ajudar a diferenciar os dois tipos de atividade, através das categorias de representação/mímica, competição, sorte e vertigem.
- Traços identificadores do ato de dançar. O movimento como elemento primordial na identificação.
- Aspetos gerais da caracterização do movimento dançado: a organização temporal específica, a preocupação formal e a estrutura cinética.
- Identificação do ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do contexto.
- O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos, marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos humanos.
Bibliografia:
- Xarez, L. (2021). Dança Criativa. Material de apoio em DADIII, no SGA.
- Buytendijk, F. (1957). Attitudes et mouvements: Etude fonctionelle du mouvement humain. Paris: Desclée.
- Callois, R. (1958). Les Jeux et les Hommes: la Masque et le Vertige. Paris : Ed. Galimard.
- Dutton, D. (2009). The Art Instinct: Beauty, Pleasure and Human Evolution. New York: Bloomsbury Press.
- Serre, J.C. (1984). La danse parmi les autres formes de la motricité. La Recherche en Danse, 3, 135-156
- Xarez, L. (1992). A Classificação dos Movimentos Observáveis nas Diferentes Formas de Dança. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (PAPCC - Relatório de Aula)
- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).
- Xarez, L. & Carvalheiro, S. (2004). Observar as Danças. Estudos em Dança, 7/8, Jan./Dez. (pp.43-50) Ed. A.P. Batalha. Cruz Quebrada: FMH Edições.
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.