Sumários

Voltas em Dança

30 Novembro 2021, 08:00 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante e parte constituinte das frases de movimento dançado.

- Voltas: Componentes críticas da ação de rodar, nomeadamente o foco, a rigidez da parte do corpo sobre o qual se executa a rotação, a criação do momento de rotação e o equilíbrio entre forças de sinal contrário.

- Noção de mudança de direção sobre um apoio como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as voltas e centradas na diversidade das ações motoras específicas da dança.


Aula 4 DAD - Ténis

29 Novembro 2021, 15:30 Bruno Miguel Machado Pedro

Metodologia do treino da Tática no Ténis

ü  Continuação do desenvolvimento técnico tático dos batimentos base – direita, esquerda, vólei e smash.

  ü  Aspetos de base tática no Ténis. Zonas do Campo: Fundo do campo, Meio do campo, Na rede. Geometria do Court: Jogar com margens, Abertura de ângulos, Posicionamento. Momentos do ponto: Atacante, Neutra, Defensiva. Estilos de Jogo: Jogador "All Court", agressivo de fundo de campo, serviço-rede e de contra-ataque. Outros fatores que influenciam a tática e estratégia.

 ü  As 5 Situações de Jogo no ténis. Quando serve. Quando responde. Quando joga da linha de fundo. Quando se aproxima da rede. Quando tem o adversário na rede.


Aula 4 DAD - Ténis

29 Novembro 2021, 14:00 Bruno Miguel Machado Pedro

Metodologia do treino da Tática no Ténis

ü  Continuação do desenvolvimento técnico tático dos batimentos base – direita, esquerda, vólei e smash.

  ü  Aspetos de base tática no Ténis. Zonas do Campo: Fundo do campo, Meio do campo, Na rede. Geometria do Court: Jogar com margens, Abertura de ângulos, Posicionamento. Momentos do ponto: Atacante, Neutra, Defensiva. Estilos de Jogo: Jogador "All Court", agressivo de fundo de campo, serviço-rede e de contra-ataque. Outros fatores que influenciam a tática e estratégia.

 ü  As 5 Situações de Jogo no ténis. Quando serve. Quando responde. Quando joga da linha de fundo. Quando se aproxima da rede. Quando tem o adversário na rede.


Saltos em Dança

26 Novembro 2021, 11:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante e parte constituinte das frases de movimento dançado.

- Saltos: Componentes críticas da ação de saltar, nomeadamente o tipo de apoio à partida e à chegada e o tipo de configuração dos segmentos corporais durante a fase aérea (aberta, fechada ou neutra).

- Noção de fase aérea como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando os saltos e centradas na diversidade das ações motoras específicas da dança.


Aula 5 ES3 - DPS - Aprendizagem da dança tradicional ribatejana Erva Cidreira

26 Novembro 2021, 10:00 margarida moura

o   Revisão das coreografias, social e tradicional: LDD e PL.

o   Barra inicial específica aos passos: passeio (a progredir em sentido inverso e direto, à volta do par, a rodar com o par), saltitado, saltado cruzado. Posições de braços: nível inferior mãos dadas, nível médio mãos dadas, nível médio com palmas.

o   Aprendizagem da dança tradicional ribatejana, Erva  Cidreira (EC). Passos: passeio a avançar em sentido inverso e direto, passeio com palmas à volta do par pela direita, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela direita, passeio com palmas à volta do par pela esquerda, saltitar ou escovinha a rodar com o par pela esquerda. MS: nível inferior ou médio em carreiras mãos dadas (direita ao par da frente e esquerda ao par de trás), nível médio facial com batimento de palmas, nível inferior facial entrelaçados ou de mãos dadas.


Referencias Bibliográficas

Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD III – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.