Sumários

3ª aula - Ginástica 3

6 Outubro 2021, 14:00 Vanda Filipa de Assunçao Marques Videira

Teórica: 

1. Elementos Individuais de Tumbling

2. Rotações, Eixo de Rotação e Posições

Prática:

1. Avaliação inicial dos alunos.

2. Individuais característicos de Dinâmico


DPS - Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha

1 Outubro 2021, 11:30 margarida moura

o   Barra inicial específica aos passos: marcado no lugar, tacão e bico, passeio, saltitado, saltado cruzado. Posições de braços: posição básica, nível inferior descontraídos, nível superior ondulantes.

o   Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha (PL) ( Raízes, Diabo do Belho). Passos: marcado no lugar, tacão e bico paralelo ou cruzado, passeio descrevendo um círculo pela dta e pela esq (símbolo de infinito, “8 deitado”), saltado cruzado no lugar e passeio ou saltitado descrevendo um quadrado pela dta e pela esq. MS: posição básica (dançarinas / “marias” nível inferior mãos na cintura e dançarinos / “manéis” nível médio mãos “no colete”) e  nível superior e superior ondulantes.

o   Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A, B, C e D) e em diferentes ocupações espaciais (filas, rodas simples e rodas duplas). Trabalho em pequenos grupos.


Observações:

Leitura atenta do programa específico do módulo DPS – DAFD III assim como dos demais materiais divulgados no SGA em especial os acompanhamentos sonoros específicos à operacionalização do programa.


Referências Bibliográficas

Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD III – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.



DPS - Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha

1 Outubro 2021, 10:00 margarida moura

o   Barra inicial específica aos passos: marcado no lugar, tacão e bico, passeio, saltitado, saltado cruzado. Posições de braços: posição básica, nível inferior descontraídos, nível superior ondulantes.

o   Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha (PL) ( Raízes, Diabo do Belho). Passos: marcado no lugar, tacão e bico paralelo ou cruzado, passeio descrevendo um círculo pela dta e pela esq (símbolo de infinito, “8 deitado”), saltado cruzado no lugar e passeio ou saltitado descrevendo um quadrado pela dta e pela esq. MS: posição básica (dançarinas / “marias” nível inferior mãos na cintura e dançarinos / “manéis” nível médio mãos “no colete”) e  nível superior e superior ondulantes.

o   Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A, B, C e D) e em diferentes ocupações espaciais (filas, rodas simples e rodas duplas). Trabalho em pequenos grupos.


Observações:

Leitura atenta do programa específico do módulo DPS – DAFD III assim como dos demais materiais divulgados no SGA em especial os acompanhamentos sonoros específicos à operacionalização do programa.


Referências Bibliográficas

Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD III – DPS.

Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121.  SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.



2ª aula - Ginástica 3

30 Setembro 2021, 15:30 Elsa Marisa Alves Sustelo Marianito da Silva

Teórica:

1. Elementos Individuais de Agilidade, Estáticos e Flexibilidade

Prática:

1. Avaliação inicial dos alunos.

2. Individuais característicos de Equilíbrio


2ª aula - Ginástica 3

30 Setembro 2021, 14:00 Elsa Marisa Alves Sustelo Marianito da Silva

Teórica:

1. Elementos Individuais de Agilidade, Estáticos e Flexibilidade

Prática:

1. Avaliação inicial dos alunos.

2. Individuais característicos de Equilíbrio