Sumários
3ª aula - Ginástica 3
6 Outubro 2021, 14:00 • Vanda Filipa de Assunçao Marques Videira
Teórica:
1. Elementos Individuais de Tumbling
2. Rotações, Eixo de Rotação e Posições
Prática:
1. Avaliação inicial dos alunos.
2. Individuais característicos de Dinâmico
DPS - Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha
1 Outubro 2021, 11:30 • margarida moura
o Barra inicial específica aos passos: marcado no lugar, tacão e bico, passeio, saltitado, saltado cruzado. Posições de braços: posição básica, nível inferior descontraídos, nível superior ondulantes.
o Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha (PL) ( Raízes, Diabo do Belho). Passos: marcado no lugar, tacão e bico paralelo ou cruzado, passeio descrevendo um círculo pela dta e pela esq (símbolo de infinito, “8 deitado”), saltado cruzado no lugar e passeio ou saltitado descrevendo um quadrado pela dta e pela esq. MS: posição básica (dançarinas / “marias” nível inferior mãos na cintura e dançarinos / “manéis” nível médio mãos “no colete”) e nível superior e superior ondulantes.
o Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A, B, C e D) e em diferentes ocupações espaciais (filas, rodas simples e rodas duplas). Trabalho em pequenos grupos.
Observações:
Leitura atenta do programa específico do módulo DPS – DAFD III assim como dos demais materiais divulgados no SGA em especial os acompanhamentos sonoros específicos à operacionalização do programa.
Referências Bibliográficas
Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD III – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.
DPS - Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha
1 Outubro 2021, 10:00 • margarida moura
o Barra inicial específica aos passos: marcado no lugar, tacão e bico, passeio, saltitado, saltado cruzado. Posições de braços: posição básica, nível inferior descontraídos, nível superior ondulantes.
o Aprendizagem da coreografia tradicional Patuscada em Linha (PL) ( Raízes, Diabo do Belho). Passos: marcado no lugar, tacão e bico paralelo ou cruzado, passeio descrevendo um círculo pela dta e pela esq (símbolo de infinito, “8 deitado”), saltado cruzado no lugar e passeio ou saltitado descrevendo um quadrado pela dta e pela esq. MS: posição básica (dançarinas / “marias” nível inferior mãos na cintura e dançarinos / “manéis” nível médio mãos “no colete”) e nível superior e superior ondulantes.
o Reconstrução coreográfica, de 16tps de música específica a cada um dos diferentes motivos (A, B, C e D) e em diferentes ocupações espaciais (filas, rodas simples e rodas duplas). Trabalho em pequenos grupos.
Observações:
Leitura atenta do programa específico do módulo DPS – DAFD III assim como dos demais materiais divulgados no SGA em especial os acompanhamentos sonoros específicos à operacionalização do programa.
Referências Bibliográficas
Moura, M. (2020). Danças Portuguesas e Sociais. Documentação de Apoio. Sistema de Gestão e Aprendizagem – DAFD III – DPS.
Moura, M. (2007a). Da tradição dançada à escrita da tradição. In Dança em Contextos Educativos. Editores: Margarida Moura e Elisabete Monteiro. FMH edições, 107-121. SGA-DAFDI: Danças Portuguesas e Internacionais.
2ª aula - Ginástica 3
30 Setembro 2021, 15:30 • Elsa Marisa Alves Sustelo Marianito da Silva
Teórica:
1. Elementos Individuais de Agilidade, Estáticos e
Flexibilidade
Prática:
1. Avaliação inicial dos alunos.
2. Individuais característicos de Equilíbrio
2ª aula - Ginástica 3
30 Setembro 2021, 14:00 • Elsa Marisa Alves Sustelo Marianito da Silva
Teórica:
1. Elementos Individuais de Agilidade, Estáticos e
Flexibilidade
Prática:
1. Avaliação inicial dos alunos.
2. Individuais característicos de Equilíbrio