Sumários

Oficina Coreográfica

30 Março 2017, 15:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Da variação à improvisação e à composição coreográfica.
- Aula centrada na composição de frases de movimento em pequenos grupos e frases individuais.

Bibliografia:
 - Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.


Pilates: fundamentação teórica

30 Março 2017, 15:30 Helô Isa Oliveira Viana André

 Pilates: fundamentação teórica 

Parte prática:

•exercícios de pré pilates nas posições de pé  e decúbito dorsal
•aprendizagem de alguns exercícios básicos de Pilates nas posições sentada, decúbito lateral e decúbito ventral, incluindo:
◦Prancha Ventral
◦Prancha Dorsal
◦“Small Swan”
◦“Swiming”
◦“Swiming”
◦Double Leg Kick"
◦“Abdução/Adução” 

◦"Lateral Leg Circles”
◦“Kick-Front/Back"
◦Prancha Lateral
•Parte teórica - fundamentação do método Pilates continuação:
◦cadeias musculares
◦unidade interna e externa
◦8 princípios básicos do método


Treino para avaliação individual prática

30 Março 2017, 14:00 Filipa João

Entrega do plano de aquecimento individual.

Treino para avaliação individual final prática.


Pilates: fundamentação teórica

30 Março 2017, 14:00 Helô Isa Oliveira Viana André

 Pilates: fundamentação teórica 

Parte prática:

•exercícios de pré pilates nas posições de pé  e decúbito dorsal
•aprendizagem de alguns exercícios básicos de Pilates nas posições sentada, decúbito lateral e decúbito ventral, incluindo:
◦Prancha Ventral
◦Prancha Dorsal
◦“Small Swan”
◦“Swiming”
◦“Swiming”
◦Double Leg Kick"
◦“Abdução/Adução” 

◦"Lateral Leg Circles”
◦“Kick-Front/Back"
◦Prancha Lateral
•Parte teórica - fundamentação do método Pilates continuação:
◦cadeias musculares
◦unidade interna e externa
◦8 princípios básicos do método


Iniciação à Dança

28 Março 2017, 15:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Principais abordagens na iniciação à dança: pelas formas, pela expressão e pelas ações motoras. Vantagens e inconvenientes de cada uma dessas aproximações.

- A definição das categorias de ações motoras através de associações de semelhança ao nível dos apoios e traços característicos comuns ao nível da morfologia do movimento: posturas,  equilíbrios, gestos, voltas, passos, deslocamentos, saltos, quedas e contactos.

- Visionamento do videograma e do Cd-rom “Dança na Escola”.

- A estruturação do comportamento motor em dança através dos conceitos de frase de movimento, ação motora e componente da ação motora.

- Os critérios para a divisão de coreografias em frases de movimento: lógica cinética, pausa respiratória e ponto alto.

- Apresentação das principais componentes das ações motoras em dança.

- Os principais princípios de composição coreográfica: unidade, variedade, repetição, contraste, transição, sequência, clímax, proporção, equilíbrio e harmonia.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).