Sumários
Fases do processo ofensivo. Contra-ataque. Ataque organizado contra defesa zonal aberta.
7 Fevereiro 2017, 15:30 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Fases do processo ofensivo. 1.1. Contra-ataque. 1.1.2. Princípios do contra-ataque. 1.2. Ataque organizado contra defesa zonal aberta. 1.2.1. Princípios do ataque organizado contra defesa zonal aberta: ataque ao espaço entre dois defensores pelo portador da bola; enquadramento ofensivo sem bola; garantia de apoios; amplitude do ataque; profundidade do ataque; reequilíbrio ofensivo. 2. Ações individuais ofensivas - remate de ombro em apoio (definição, componentes críticas, erros comuns, situações de utilização). |
Bibliografia: |
Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Ações Motoras – Saltos e Voltas
7 Fevereiro 2017, 15:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.
- Saltos: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o tipo de apoio à partida e à chegada e o tipo de figura na fase aérea.
- Noção de fase aérea como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Voltas: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o foco, a rigidez da parte do corpo sobre o qual se executa a rotação, a criação do momento de rotação e o equilíbrio entre forças de sinal contrário.
- Noção de rotação sobre um apoio como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nesta categoria de ações motoras.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
Enquadramento das actividades coreografadas
7 Fevereiro 2017, 15:30 • Helô Isa Oliveira Viana André
Tema: Enquadramento das actividades coreografadas e padrões de movimento em aeróbica
Parte prática – aula de Aeróbica (2)
Identificação de novos passos básicos sem variação: Chassé, Chassé-mambo, Repeater,
Aula coreografada básica utilizando os passos anteriormente aprendidos + passos novos
Parte teórica:
Enquadramento histórico das actividades coreografadas do fitness;
Caracterização do exercício e da actividade pedagógica do instrutor: objectivos do treino (desenvolvimentos da ACR); caracterização do treino (continuidade do exercício e relação com a intensidade); estratégias de ensino (comando e demonstração) e relação com a continuidade do treino (minimização dos erros dos alunos); estrutura da aula e relação com intensidade, continuidade e duração;
Padrões de movimento nas aulas coreografadas:
· Características dos padrões motores – apoios e toques;
· Padrões de movimento em aeróbica – 6 famílias de passos;
· Identificação dos 6 padrões de movimento em aeróbica – apoios consecutivos alternados, apoio-toca, apoio-múltiplos toques, toca-apoio, múltiplos toques-apoio e 3 apoios-toca.
mariasimas@netcabo.pt
7 Fevereiro 2017, 15:30 • Helena Maria Simas Bartolomeu Rodrigues Dias
Coreografia e aspetos artísticos da construção de Rotinas de competição;
Preparação Física: capacidades físicas específicas, preparação física com aparelhos portáteis;
Caracterização dos movimentos com aparelhos: manipulação, tipos de pegas, grupos técnicos fundamentais de aparelho e outros grupos técnicos de aparelho.
Informação sobre a avaliação prática dos alunos.
Fases do processo ofensivo. Contra-ataque. Ataque organizado contra defesa zonal aberta.
7 Fevereiro 2017, 14:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Fases do processo ofensivo. 1.1. Contra-ataque. 1.1.2. Princípios do contra-ataque. 1.2. Ataque organizado contra defesa zonal aberta. 1.2.1. Princípios do ataque organizado contra defesa zonal aberta: ataque ao espaço entre dois defensores pelo portador da bola; enquadramento ofensivo sem bola; garantia de apoios; amplitude do ataque; profundidade do ataque; reequilíbrio ofensivo. 2. Ações individuais ofensivas - remate de ombro em apoio (definição, componentes críticas, erros comuns, situações de utilização). |
Bibliografia: |
Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |