Sumários

Fases do processo ofensivo. Contra-ataque. Ataque organizado contra defesa zonal aberta.

7 Fevereiro 2017, 15:30 Anna Georgievna Volossovitch

1. Fases do processo ofensivo.

1.1.  Contra-ataque.

        1.1.2. Princípios do contra-ataque.

1.2.  Ataque organizado contra defesa zonal aberta.

        1.2.1. Princípios do ataque organizado contra defesa zonal aberta:

         ataque ao espaço entre dois defensores pelo portador da bola;

         enquadramento ofensivo sem bola;

         garantia de apoios;

         amplitude do ataque;

         profundidade do ataque;

          reequilíbrio ofensivo.          

2. Ações individuais ofensivas - remate de ombro em apoio (definição, componentes críticas, erros comuns, situações de utilização).

Bibliografia:

Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Ações Motoras – Saltos e Voltas

7 Fevereiro 2017, 15:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.

- Saltos: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o tipo de apoio à partida e à chegada e o tipo de figura na fase aérea.

- Noção de fase aérea como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.

- Voltas: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o foco, a rigidez da parte do corpo sobre o qual se executa a rotação, a criação do momento de rotação e o equilíbrio entre forças de sinal contrário.

- Noção de rotação sobre um apoio como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nesta categoria de ações motoras.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.


Enquadramento das actividades coreografadas

7 Fevereiro 2017, 15:30 Helô Isa Oliveira Viana André

Tema: Enquadramento das actividades coreografadas e padrões de movimento em aeróbica

Parte prática – aula de Aeróbica (2)
Identificação de novos passos básicos sem variação: Chassé, Chassé-mambo, Repeater,
Aula coreografada básica utilizando os passos anteriormente aprendidos + passos novos

Parte teórica:
Enquadramento histórico das actividades coreografadas do fitness;
Caracterização do exercício e da actividade pedagógica do instrutor: objectivos do treino (desenvolvimentos da ACR); caracterização do treino (continuidade do exercício e relação com a intensidade); estratégias de ensino (comando e demonstração) e relação com a continuidade do treino (minimização dos erros dos alunos); estrutura da aula e relação com intensidade, continuidade e duração;
Padrões de movimento nas aulas coreografadas:
· Características dos padrões motores – apoios e toques;
· Padrões de movimento em aeróbica – 6 famílias de passos;
· Identificação dos 6 padrões de movimento em aeróbica – apoios consecutivos alternados, apoio-toca, apoio-múltiplos toques, toca-apoio, múltiplos toques-apoio e 3 apoios-toca.


mariasimas@netcabo.pt

7 Fevereiro 2017, 15:30 Helena Maria Simas Bartolomeu Rodrigues Dias

Coreografia e aspetos artísticos da construção de Rotinas de competição;

Preparação Física: capacidades físicas específicas, preparação física com aparelhos portáteis;

Caracterização dos movimentos com aparelhos: manipulação, tipos de pegas, grupos técnicos fundamentais de aparelho e outros grupos técnicos de aparelho.

Informação sobre a avaliação prática dos alunos.


Fases do processo ofensivo. Contra-ataque. Ataque organizado contra defesa zonal aberta.

7 Fevereiro 2017, 14:00 Anna Georgievna Volossovitch

1. Fases do processo ofensivo.

1.1.  Contra-ataque.

        1.1.2. Princípios do contra-ataque.

1.2.  Ataque organizado contra defesa zonal aberta.

        1.2.1. Princípios do ataque organizado contra defesa zonal aberta:

         ataque ao espaço entre dois defensores pelo portador da bola;

         enquadramento ofensivo sem bola;

         garantia de apoios;

         amplitude do ataque;

         profundidade do ataque;

          reequilíbrio ofensivo.          

2. Ações individuais ofensivas - remate de ombro em apoio (definição, componentes críticas, erros comuns, situações de utilização).

Bibliografia:

Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.