Sumários

Componentes críticas dos exercícios II. Treino em pequenos grupos.

14 Fevereiro 2017, 14:00 Filipa João

O peso morto, o crunch abdominal e o toe taps: posição inicial, descrição da técnica de execução, componentes críticas, principais erros/desalinhamentos corporais, imagens a dar ao aluno, principais grupos musculares solicitados, exemplos de variações em níveis de intensidade.
Treino em grupos de 5 elementos: realizar cada um dos 3 exercícios, respeitando diferentes cadências e nº de repetições. Inserir as ordens de comando descritiva (indicar o exercício que se vai fazer), de reforço (contagem regressiva no último oito da frase musical) e antecipativa (indicar o início da execução) básicas.


Caracterização do sistema defensivo 3:3. Marcação do pivot. Entreajuda defensiva.

13 Fevereiro 2017, 15:30 Anna Georgievna Volossovitch

1.     Caracterização do sistema defensivo 3:3.

        1.1.Posicionamento e principais funções dos jogadores.

        1.2.Particularidades da marcação do pivot.

2.     Ataque contra defesa zonal aberta (continuação da aula anterior).

        2.1.Posicionamento correto e principais funções do jogador pivot no ataque contra defesa zonal;

        2.2.Passe e entra com participação do pivot.

3.     Ações defensivas de grupo.

        3.1. Entreajuda.

Bibliografia:

Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


O Movimento Dançado

13 Fevereiro 2017, 15:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues


- Caracterização da dança como atividade humana complexa. Traços característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança.

- Dimensões da Dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica.

- Factores de complexidade na atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos, morais, culturais, etc.

- Dança na Escola: características fundamentais da dimensão educativa da dança.

- As relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética.

- A expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o tecnicismo como pólos atrativos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre meios e fins.

- A explicação de Piaget, pela aquisição da linguagem, para o fenómeno da alta expressividade das crianças.

- Semelhanças e diferenças entre a dança e o desporto.

- A classificação dos jogos de R. Callois para ajudar a diferenciar os dois tipos de atividade, através das categorias de representação/mímica, competição, sorte e vertigem.

- Traços identificadores do ato de dançar. O movimento como elemento primordial na identificação.

- Aspectos gerais da caracterização do movimento dançado: a organização temporal específica, o acento formal e a estrutura cinética.

- Identificação do ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do contexto.

- O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos, marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos humanos.


Bibliografia:

- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.

- Xarez, L. (2009). Dança Criativa. Material de apoio à disciplina (Centro de cópias da Associação de Estudantes da FMH).

- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).






Step – padrões de movimento

13 Fevereiro 2017, 15:30 Helô Isa Oliveira Viana André

Tema: Step – padrões de movimento

Parte PRÁTICA – step (2)
Identificação de novos passos básicos sem variação: Chassé, L, OT, AT, tesoura,
Aula coreografada básica utilizando os passos anteriormente aprendidos + passos novos

Parte TEÓRICA:
Música - frases musicais e aplicação prática


Caracterização do sistema defensivo 3:3. Marcação do pivot. Entreajuda defensiva.

13 Fevereiro 2017, 14:00 Anna Georgievna Volossovitch

1.     Caracterização do sistema defensivo 3:3.

        1.1.Posicionamento e principais funções dos jogadores.

        1.2.Particularidades da marcação do pivot.

2.     Ataque contra defesa zonal aberta (continuação da aula anterior).

        2.1.Posicionamento correto e principais funções do jogador pivot no ataque contra defesa zonal;

        2.2.Passe e entra com participação do pivot.

3.     Ações defensivas de grupo.

        3.1. Entreajuda.

Bibliografia:

Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.