Sumários
Componentes críticas dos exercícios II. Treino em pequenos grupos.
14 Fevereiro 2017, 14:00 • Filipa João
Caracterização do sistema defensivo 3:3. Marcação do pivot. Entreajuda defensiva.
13 Fevereiro 2017, 15:30 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Caracterização do sistema defensivo 3:3. 1.1.Posicionamento e principais funções dos jogadores. 1.2.Particularidades da marcação do pivot. 2. Ataque contra defesa zonal aberta (continuação da aula anterior). 2.1.Posicionamento correto e principais funções do jogador pivot no ataque contra defesa zonal; 2.2.Passe e entra com participação do pivot. 3. Ações defensivas de grupo. 3.1. Entreajuda. |
Bibliografia: |
Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
O Movimento Dançado
13 Fevereiro 2017, 15:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Caracterização da dança como atividade humana complexa. Traços característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança.
- Dimensões da Dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica.
- Factores de complexidade na atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos, morais, culturais, etc.
- Dança na Escola: características fundamentais da dimensão educativa da dança.
- As relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética.
- A expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o tecnicismo como pólos atrativos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre meios e fins.
- A explicação de Piaget, pela aquisição da linguagem, para o fenómeno da alta expressividade das crianças.
- Semelhanças e diferenças entre a dança e o desporto.
- A classificação dos jogos de R. Callois para ajudar a diferenciar os dois tipos de atividade, através das categorias de representação/mímica, competição, sorte e vertigem.
- Traços identificadores do ato de dançar. O movimento como elemento primordial na identificação.
- Aspectos gerais da caracterização do movimento dançado: a organização temporal específica, o acento formal e a estrutura cinética.
- Identificação do ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do contexto.
- O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos, marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos humanos.
Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
- Xarez, L. (2009). Dança Criativa. Material de apoio à disciplina (Centro de cópias da Associação de Estudantes da FMH).
- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).Step – padrões de movimento
13 Fevereiro 2017, 15:30 • Helô Isa Oliveira Viana André
Tema: Step – padrões de movimento
Parte PRÁTICA – step (2)
Identificação de novos passos básicos sem variação: Chassé, L, OT, AT, tesoura,
Aula coreografada básica utilizando os passos anteriormente aprendidos + passos novos
Parte TEÓRICA:
Música - frases musicais e aplicação prática
Caracterização do sistema defensivo 3:3. Marcação do pivot. Entreajuda defensiva.
13 Fevereiro 2017, 14:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Caracterização do sistema defensivo 3:3. 1.1.Posicionamento e principais funções dos jogadores. 1.2.Particularidades da marcação do pivot. 2. Ataque contra defesa zonal aberta (continuação da aula anterior). 2.1.Posicionamento correto e principais funções do jogador pivot no ataque contra defesa zonal; 2.2.Passe e entra com participação do pivot. 3. Ações defensivas de grupo. 3.1. Entreajuda. |
Bibliografia: |
Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |