Sumários
O aquecimento na aula de Localizada
21 Fevereiro 2017, 14:00 • Filipa João
Workshop de Tai-chi
21 Fevereiro 2017, 14:00 • Helô Isa Oliveira Viana André
Workshop de Tai-chi realizado em parceria com a Federação Portuguesa de Tai Chi e Chi Kung Terapêutico
Parte teórica:
- O que é o Tai Chi?
- Significado conceptual do seu símbolo e consequências práticas
- Algumas referências à sua história e desenvolvimento
- Fundamentos do Tai Chi e linhas directoras para a sua prática
- Os treze princípios e a sua relação com alguns aspectos da estrutura interna interna do Tai Chi
- As Três Forças
- A potência do eixo central (Zhong Ding Jin)
- As seis harmonias (Liu He)
Parte prática:
- experimentação prática de uma aula de Tai-Chi, considerando:
- O movimento contínuo;
- A regulação da respiração;
- A meditação em movimento.
- realização de exercícios básicos de acordo com as 8 energias (8 trigramas)
- Peng (segurar, proteger)
- Lu (desviar)
- Ji (aderir,)
- An (empurrar)
- Cai (puxar para baixo)
- Lie (separar)
- Zhou (golpe de cotovelo)
- Kao (golpe de ombro)
mariasimas@netcabo.pt
21 Fevereiro 2017, 14:00 • Helena Maria Simas Bartolomeu Rodrigues Dias
Aquecimento: exercícios de ritmo com bola.
Técnica de Arco: GTFA (rolamentos no corpo; passagens por dentro, inversões e rotações) e GTNFA (lançamentos/receções; outras passagens; equilíbrio instável; balanços; movimentos em oito; rolamentos no solo; transmissões; batimentos e circunduções).
Ações defensivas de grupo – deslizamento e troca de adversário
21 Fevereiro 2017, 14:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Ações defensivas de grupo. 1.1. Deslizamento (princípios de intervenção dos jogadores; situações de utilização). 1.2. Troca de adversário (princípios de intervenção dos jogadores; situações de utilização). 2. Jogo formal com utilização da defesa zonal aberta (marcação, entreajuda, troca de adversário) e ataque contra defesa zonal (decalage, cruzamento, bloqueio). |
Bibliografia: |
Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Ações Motoras – Quedas e Equilíbrios
20 Fevereiro 2017, 15:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.
- Quedas. Componentes críticas das ações estudadas: tipo de partida, segurança na chegada ao solo.
- Noções de apoio contínuo como critério para a identificação destas ações motoras.
- Equilíbrios: noção de imobilidade sobre apoio reduzido (equilíbrios) como critério para a identificação destas ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.