Sumários
Treino para avaliação prática em grupo
2 Maio 2017, 14:00 • Filipa João
Treino para avaliação prática em grupo
Liderança dos passos e sequências
2 Maio 2017, 14:00 • Helô Isa Oliveira Viana André
Parte PRÁTICA – Aeróbica (3)
Montagem coreográfica com sequências de liderança alternada;
Revisão de alguns padrões motores da aeróbica;
Parte teórica:
· Liderança dos movimentos:
· Conceito de liderança; Tipos de liderança – simples e alternada;
· Caracterização dos padrões de movimento em aeróbica e step conforme a sua liderança;
. Conceito de sequência coreográfica;
· Tipos de sequências – elementos, segmentos, frases e blocos.
. Liderança das sequências: tipos de liderança – simples e alternada;
· Caracterização de diversas sequências da avaliação conforme a sua liderança.
· identificação dos passos da coreografia de step para avaliação
O Movimento Dançado
27 Abril 2017, 15:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Caracterização da dança como atividade humana complexa. Traços característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança.
- Dimensões da Dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica.
- Factores de complexidade na atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos, morais, culturais, etc.
- Dança na Escola: características fundamentais da dimensão educativa da dança.
- As relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética.
- A expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o tecnicismo como pólos atrativos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre meios e fins.
- A explicação de Piaget, pela aquisição da linguagem, para o fenómeno da alta expressividade das crianças.
- Semelhanças e diferenças entre a dança e o desporto.
- A classificação dos jogos de R. Callois para ajudar a diferenciar os dois tipos de atividade, através das categorias de representação/mímica, competição, sorte e vertigem.
- Traços identificadores do ato de dançar. O movimento como elemento primordial na identificação.
- Aspectos gerais da caracterização do movimento dançado: a organização temporal específica, o acento formal e a estrutura cinética.
- Identificação do ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do contexto.
- O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos, marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos humanos.
Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
- Xarez, L. (2009). Dança Criativa. Material de apoio à disciplina (Centro de cópias da Associação de Estudantes da FMH).
- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).Step – padrões de movimento
27 Abril 2017, 15:30 • Helô Isa Oliveira Viana André
Parte PRÁTICA – step (2)
Identificação de novos passos básicos sem variação: Chassé, L, OT, AT, tesoura,
Aula coreografada básica utilizando os passos anteriormente aprendidos + passos novos
Parte TEÓRICA:
Música - frases musicais e aplicação prática
Aula prática com resistências externas: barra e discos
27 Abril 2017, 14:00 • Filipa João
Aula prática com barra e discos: aquecimento específico com barra, agachamento, peso morto, remadas, clean and press, supino, tricipite à testa, fundos no step, afundos, pranchas, crunch abdominal, alongamentos e relaxamento,