Sumários

Sequências coreográficas avaliação

8 Maio 2017, 15:30 Helô Isa Oliveira Viana André


AULA PRÁTICA:
 Aprendizagem da coreografia da avaliação prática

AULA TEÓRICA:
Critérios de avaliaçaõ

TAREFAS PRÁTICAS:
Em grupo, organização das sequências para avaliação


Ações Motoras – Quedas e Equilíbrios

8 Maio 2017, 15:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.

- Quedas. Componentes críticas das ações estudadas: tipo de partida, segurança na chegada ao solo.

- Noções de apoio contínuo como critério para a identificação destas ações motoras.

- Equilíbrios: noção de imobilidade sobre apoio reduzido (equilíbrios) como critério para a identificação destas ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.


Aula prática com superfície instável - bola suiça

8 Maio 2017, 14:00 Filipa João

Aula prática com recurso a uma superfície instável: bola suiça.

Agachamento (em duplas, na parede, com variação de apoios), chest press na bola com halteres, aberturas laterais, push ups (variação de alavancas), press de ombros, mountain climber, jacknife, skiers, prancha (variação de apoios), ponte, crunch abdominal.


Sequências coreográficas avaliação

8 Maio 2017, 14:00 Helô Isa Oliveira Viana André


AULA PRÁTICA:
 Aprendizagem da coreografia da avaliação prática

AULA TEÓRICA:
Critérios de avaliaçaõ

TAREFAS PRÁTICAS:
Em grupo, organização das sequências para avaliação


Ações Motoras – Gestos e Posturas

4 Maio 2017, 15:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.

- Gestos. O isolamento dos diversos segmentos corporais, a partir de um apoio fixo.

- Noção de movimento segmentar como critério chave para a identificação destas ações motoras.

- Posturas. Componentes críticas das ações estudadas.

- Noção de imobilidade sobre apoio estável (posturas) como critério para a identificação destas ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.