Sumários

Estilos de ensino nas aulas de aeróbica e step

11 Maio 2017, 14:00 Helô Isa Oliveira Viana André


Parte TEÓRICA:
. Ordens de comando: tipos, canais de comunicação, formas de expressão;
. Comandos para passos com 1T e 2Tmusicais

TAREFAS PRÁTICAS:
. Treino dos comandos para passos de 1 e 2T musicais


Avaliação pratica grupo

9 Maio 2017, 15:30 Helô Isa Oliveira Viana André


Parte inicial: avaliação de grupo

Parte teórica:
. Posicionamento do professor: posição espelhada, vantagens e técnica

TAREFAS PRÁTICAS:
. Treino de passos básicos em posição espelhadaTema:Avaliação pratica grupo

PArte inicial: avaliação de grupo

PArte teórica:
. Posicionamento do professor: posição espelhada, vantagens e técnica

TAREFAS PRÁTICAS:
. Treino de passos básicos em posição espelhada


Iniciação à Dança

9 Maio 2017, 15:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- Principais abordagens na iniciação à dança: pelas formas, pela expressão e pelas ações motoras. Vantagens e inconvenientes de cada uma dessas aproximações.

- A definição das categorias de ações motoras através de associações de semelhança ao nível dos apoios e traços característicos comuns ao nível da morfologia do movimento: posturas,  equilíbrios, gestos, voltas, passos, deslocamentos, saltos, quedas e contactos.

- Visionamento do videograma e do Cd-rom “Dança na Escola”.

- A estruturação do comportamento motor em dança através dos conceitos de frase de movimento, ação motora e componente da ação motora.

- Os critérios para a divisão de coreografias em frases de movimento: lógica cinética, pausa respiratória e ponto alto.

- Apresentação das principais componentes das ações motoras em dança.

- Os principais princípios de composição coreográfica: unidade, variedade, repetição, contraste, transição, sequência, clímax, proporção, equilíbrio e harmonia.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).


Estrutura da aula de localizada

9 Maio 2017, 14:00 Filipa João

A estrutura da aula de localizada: aquecimento, fase fundamental, fase final.

Aquecimento: objetivos e benefícios, fatores de controlo (intensidade, duração, tipos de movimentos - globais, específicos e alongamentos dinâmicos).
Fase fundamental: variáveis a controlar para a prescrição do treino de força e estruturação de sessões (seleção dos exercícios, frequência das sessões, ordem dos exercícios, carga, repetições, volume, intervalos de repouso).
Fase final de aula: objetivos e benefícios, tipos de alongamentos.
Tarefa a pares: construção de aquecimento para uma aula de localizada de 50 min, cuja fase fundamental incide nos membros superiores, inferiores e tronco.


Avaliação pratica grupo

9 Maio 2017, 14:00 Helô Isa Oliveira Viana André


Parte inicial: avaliação de grupo

Parte teórica:
. Posicionamento do professor: posição espelhada, vantagens e técnica

TAREFAS PRÁTICAS:
. Treino de passos básicos em posição espelhadaTema:Avaliação pratica grupo

PArte inicial: avaliação de grupo

PArte teórica:
. Posicionamento do professor: posição espelhada, vantagens e técnica

TAREFAS PRÁTICAS:
. Treino de passos básicos em posição espelhada