Sumários
Consciencialização postural nas diferentes posições
7 Fevereiro 2017, 14:00 • Helô Isa Oliveira Viana André
Aula prática de alongamento, incluindo: aquecimento global utilizando movimentos ritmicos e dinâmicos, mobilização articular e ; exercícios na posição de pé, posição de 4 apoios, posição de decúbito lateral, posição de decúbito dorsal.
- Parte teórica:
- Respiração: tipos e experimentação prática nas posições de pé e decúbito dorsal;
- Consciencialização postural nas posições de pé, decúbito dorsal, e 4 apoios, incluindo exercícios de pré-pilates visando:
- Mobilização e estabilização das cinturas escapular e pelvica nas diferentes posições;
- Mobilização do tronco nas diferentes posições;
- Reconhecimento da posição neutra nas diferentes posições.
mariasimas@netcabo.pt
7 Fevereiro 2017, 14:00 • Helena Maria Simas Bartolomeu Rodrigues Dias
Coreografia e aspetos artísticos da construção de Rotinas de competição;
Preparação Física: capacidades físicas específicas, preparação física com aparelhos portáteis;
Caracterização dos movimentos com aparelhos: manipulação, tipos de pegas, grupos técnicos fundamentais de aparelho e outros grupos técnicos de aparelho.
Informação sobre a avaliação prática dos alunos.
Aula prática
7 Fevereiro 2017, 14:00 • Filipa João
Âmbito, objetivos e organização da disciplina. Revisão da matéria do módulo DAFD I- Andebol 1. Postulados de ensino do jogo.
6 Fevereiro 2017, 15:30 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Revisão da matéria do módulo DAFD I- Andebol 1. 2. Postulados de ensino doe jogo. 2.1. Ensino contextualizado. 2.2. Ensino adaptado ao jogador. 2.3. Ensino com intencionalidade. 2.4. Ensino por estímulos relevantes. 3. Meios de ensino do jogo. 4. Intervenção pedagógica. 5. Organização de sessão de treino/aula de andebol. |
Bibliografia: |
Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições. |
Introdução às Ações Motoras da Dança
6 Fevereiro 2017, 15:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Enquadramento do bloco de dança na disciplina. Objectivos. Conteúdos. Avaliação. Definição das tarefas dos estudantes e regras de funcionamento.
- Introdução às ações motoras em dança. Noções de ação motora e de frase de movimento.
- Aula centrada na identificação das principais ações motoras em dança.
- Composição de pequenas frases de movimento incluindo as ações atrás mencionadas (gestos, saltos, voltas, quedas e deslocamentos), realizada a pares, a partir do toque em diferentes partes do corpo.Bibliografia:
- Programa da disciplina.
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.