Sumários
Apresentação e introdução
6 Fevereiro 2017, 15:30 • Helô Isa Oliveira Viana André
Tema: Apresentação do curso
Parte teórica - calendário, programa, organização das aulas, docentes, objectivos, avaliações;
Atividades coreografadas: enquadramento, Objectivos e benefícios das modalidades para a saúde e melhoria da aptidão física;
Parte PRÁTICA – Aeróbica (1)
Aula em estilo livre progressivo utilizando todos os passos já aprendidos no Fit 1
Identificação dos passos utilizados na aula e seus padrões de movimento
mariasimas@netcabo.pt
6 Fevereiro 2017, 15:30 • Helena Maria Simas Bartolomeu Rodrigues Dias
Apresentação da disciplina: programa, objetivos e avaliação;
História e caracterização da modalidade;
Preparação música/movimento, música – conceitos básicos;
Avaliação e composição dos exercícios; conhecimentos básicos do código de pontuação (Dificuldade e Execução);
Preparação Física específica: Ballet e Danças de caráter.
Âmbito, objetivos e organização da disciplina. Revisão da matéria do módulo DAFD I- Andebol 1. Postulados de ensino do jogo.
6 Fevereiro 2017, 14:00 • Anna Georgievna Volossovitch
1. Revisão da matéria do módulo DAFD I- Andebol 1.
2. Postulados de ensino doe jogo.
2.1. Ensino contextualizado.
2.2. Ensino adaptado ao jogador.
2.3. Ensino com intencionalidade.
2.4. Ensino por estímulos relevantes.
3. Meios de ensino do jogo.
4. Intervenção pedagógica.
5. Organização de sessão de treino ou de uma aula de andebol.
Bibliografia: Anton Garcia, J. (1990). Balonmano. Fundamentos y etapas de aprendizaje. Madrid: Gymnos. Garganta, J. (1998). Para uma teoria dos jogos desportivos colectivos, Em A. Graça e J. Oliveira (Eds.), O ensino dos jogos desportivos (11-25). Porto: FCDEF-UP, CEJD. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH- Edições. Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH- Edições. |
|||
Introdução ao Mind & Body
6 Fevereiro 2017, 14:00 • Helô Isa Oliveira Viana André
- Parte teórica:
- Apresentação do curso - calendário, programa, conteúdos, organização das aulas, objectivos, avaliações;
- Atividades de Mind & Body no fitness - enquadramento, objectivos e benefícios das modalidades para a saúde e melhoria da aptidão física, tipos de aulas.
- Parte prática:
- Aula prática de alongamento, incluindo: Aquecimento global, exercícios na posição de pé, exercícios na posição sentada, e exercícios na posição de decúbito dorsal.
mariasimas@netcabo.pt
6 Fevereiro 2017, 14:00 • Helena Maria Simas Bartolomeu Rodrigues Dias
Apresentação da disciplina: programa, objetivos e avaliação;
História e caracterização da modalidade;
Preparação música/movimento, música – conceitos básicos;
Avaliação e composição dos exercícios; conhecimentos básicos do código de pontuação (Dificuldade e Execução);
Preparação Física específica: Ballet e Danças de caráter.