Sumários

mariasimas@netcabo.pt

20 Fevereiro 2017, 14:00 Helena Maria Simas Bartolomeu Rodrigues Dias

Aquecimento com corda.

Preparação física específica: Barra de Chão com corda.

Técnica de Bola: GTFA (batimentos; rolamentos no corpo; movimentos em oito; e receção da bola com uma mão) e GTNFA (inversões; rotações em torno da mão; outros rolamentos; lançamentos/receções; equilíbrio instável; balanço; repulsões; e circunduções).


Ações ofensivas de grupo – bloqueio direto e indireto

20 Fevereiro 2017, 14:00 Anna Georgievna Volossovitch

1. Ações ofensivas de grupo:

1.1.Bloqueio direto (definição, princípios e situações de utilização).

1.2. Bloqueio indireto (definição, princípios e situações de utilização).

1.3. Aprendizagem e aperfeiçoamento do bloqueio em situações de jogo reduzido, em superioridade e igualdade numérica (3X2; 3X3).

2. Jogo formal com defesa zonal 3:3.

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Tema da aula: Ações ofensivas de grupo - bloqueio

16 Fevereiro 2017, 15:30 Anna Georgievna Volossovitch

1.     Bloqueio

1.1. Definição, situações e princípios de utilização.

1.2. Tipos de bloqueio

1.3. Princípios de intervenção do iniciador e beneficiário.

1.4. Aprendizagem do bloqueio em situações do jogo reduzido e em superioridade numérica (2X1; 3X2).

2. Jogo formal com defesa zonal aberta (continuação da aula anterior).

Bibliografia:

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2004). Andebol 1. O ensino do Andebol dos 7 aos 10 anos. Lisboa: FMH-Edições.

Ribeiro, M., Volossovitch, A. (2008). Andebol 2. Ensino do jogo dos 11 aos 14 anos. Lisboa: FMH-Edições.


Variações nas coreografias

16 Fevereiro 2017, 15:30 Helô Isa Oliveira Viana André

Tema: Variações nas coreografias

Parte PRÁTICA- step (3)
Montagem coreográfica com sequências de liderança alternada;
Revisão de alguns padrões motores do step;
Aprendizagem de alguns padrões motores com variação: basico com giro180º, repeater com twist, tesouras

Parte TEÓRICA:
. Revisão dos conceitos de construção coreográfica: liderança das sequências, Tipos de sequências, Representação gráfica das sequências;
. Variações nos passos de aeróbica e step: tipos de variações e exemplos práticos
TAREFAS PRÁTICAS:
Elaboração de variações para os passos da avaliação


Ações Motoras – Gestos e Posturas

16 Fevereiro 2017, 15:30 Luis Miguel Xarez Rodrigues

- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.

- Gestos. O isolamento dos diversos segmentos corporais, a partir de um apoio fixo.

- Noção de movimento segmentar como critério chave para a identificação destas ações motoras.

- Posturas. Componentes críticas das ações estudadas.

- Noção de imobilidade sobre apoio estável (posturas) como critério para a identificação destas ações motoras.

- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nestas categorias de ações motoras.

Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.