Sumários
Ações Motoras – Saltos e Voltas
20 Abril 2017, 15:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.
- Saltos: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o tipo de apoio à partida e à chegada e o tipo de figura na fase aérea.
- Noção de fase aérea como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Voltas: Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente o foco, a rigidez da parte do corpo sobre o qual se executa a rotação, a criação do momento de rotação e o equilíbrio entre forças de sinal contrário.
- Noção de rotação sobre um apoio como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nesta categoria de ações motoras.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
Enquadramento das actividades coreografadas e padrões de movimento em aeróbica
20 Abril 2017, 15:30 • Helô Isa Oliveira Viana André
Parte prática – aula de Aeróbica (2)
Identificação de novos passos básicos sem variação: Chassé, Chassé-mambo, Repeater,
Aula coreografada básica utilizando os passos anteriormente aprendidos + passos novos
Parte teórica:
Enquadramento histórico das actividades coreografadas do fitness;
Caracterização do exercício e da actividade pedagógica do instrutor: objectivos do treino (desenvolvimentos da ACR); caracterização do treino (continuidade do exercício e relação com a intensidade); estratégias de ensino (comando e demonstração) e relação com a continuidade do treino (minimização dos erros dos alunos); estrutura da aula e relação com intensidade, continuidade e duração;
Padrões de movimento nas aulas coreografadas:
· Características dos padrões motores – apoios e toques;
· Padrões de movimento em aeróbica – 6 famílias de passos;
· Identificação dos 6 padrões de movimento em aeróbica – apoios consecutivos alternados, apoio-toca, apoio-múltiplos toques, toca-apoio, múltiplos toques-apoio e 3 apoios-toca.
Aula prática: exercícios calisténicos e com halteres
20 Abril 2017, 14:00 • Filipa João
Aula prática: agachamento, peso morto, remadas, push-ups, press de ombros, bicipete curl, prancha, toe taps.
Enquadramento das actividades coreografadas e padrões de movimento em aeróbica
20 Abril 2017, 14:00 • Helô Isa Oliveira Viana André
Parte prática – aula de Aeróbica (2)
Identificação de novos passos básicos sem variação: Chassé, Chassé-mambo, Repeater,
Aula coreografada básica utilizando os passos anteriormente aprendidos + passos novos
Parte teórica:
Enquadramento histórico das actividades coreografadas do fitness;
Caracterização do exercício e da actividade pedagógica do instrutor: objectivos do treino (desenvolvimentos da ACR); caracterização do treino (continuidade do exercício e relação com a intensidade); estratégias de ensino (comando e demonstração) e relação com a continuidade do treino (minimização dos erros dos alunos); estrutura da aula e relação com intensidade, continuidade e duração;
Padrões de movimento nas aulas coreografadas:
· Características dos padrões motores – apoios e toques;
· Padrões de movimento em aeróbica – 6 famílias de passos;
· Identificação dos 6 padrões de movimento em aeróbica – apoios consecutivos alternados, apoio-toca, apoio-múltiplos toques, toca-apoio, múltiplos toques-apoio e 3 apoios-toca.
Introdução às Ações Motoras da Dança
18 Abril 2017, 15:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Enquadramento do bloco de dança na disciplina. Objectivos. Conteúdos. Avaliação. Definição das tarefas dos estudantes e regras de funcionamento.
- Introdução às ações motoras em dança. Noções de ação motora e de frase de movimento.
- Aula centrada na identificação das principais ações motoras em dança.
- Composição de pequenas frases de movimento incluindo as ações atrás mencionadas (gestos, saltos, voltas, quedas e deslocamentos), realizada a pares, a partir do toque em diferentes partes do corpo.Bibliografia:
- Programa da disciplina.
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.