Sumários
O Movimento Dançado
20 Março 2017, 15:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- Caracterização da dança como atividade humana complexa. Traços característicos fundamentais. Extensões do conceito de dança.
- Dimensões da Dança: artística, educativa, lúdica e terapêutica.
- Factores de complexidade na atividade de dançar: biológicos, técnicos, históricos, estéticos, geográficos, morais, culturais, etc.
- Dança na Escola: características fundamentais da dimensão educativa da dança.
- As relações contraditórias entre técnica e expressão. A ideia popularizada de que a dança é sinónimo de expressão, criatividade e sensibilidade estética.
- A expressão e a técnica no contexto da dança teatral. O expressionismo e o tecnicismo como pólos atrativos dessa contradição e o difícil equilíbrio entre meios e fins.
- A explicação de Piaget, pela aquisição da linguagem, para o fenómeno da alta expressividade das crianças.
- Semelhanças e diferenças entre a dança e o desporto.
- A classificação dos jogos de R. Callois para ajudar a diferenciar os dois tipos de atividade, através das categorias de representação/mímica, competição, sorte e vertigem.
- Traços identificadores do ato de dançar. O movimento como elemento primordial na identificação.
- Aspectos gerais da caracterização do movimento dançado: a organização temporal específica, o acento formal e a estrutura cinética.
- Identificação do ato de dançar pelas características do movimento ou pelas condições do contexto.
- O “andar” como exemplo. Situações do quotidiano, passagem de modelos, marcha atlética e da dança. A “forma” como palavra-chave para a identificação do movimento dançado. As produções convergentes e divergentes dos movimentos humanos.
Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.
- Xarez, L. (2009). Dança Criativa. Material de apoio à disciplina (Centro de cópias da Associação de Estudantes da FMH).
- Xarez, L. (1999). Morfologia do Movimento Dançado: Géneros Coreográficos e Comportamento Motor na Dança Teatral Ocidental. Lisboa: U.T.L./F.M.H.. (Tese de Doutoramento).Sequencias de exercícios de alongamento - aplicação prática e fundamentação
20 Março 2017, 15:30 • Helô Isa Oliveira Viana André
Sequencias de exercícios de alongamento - aplicação prática e fundamentação
•Parte prática:
◦Sequencias de exercícios de alongamento: exemplos práticos, experimentação, componentes críticas
•Parte teórica:
◦alongamentos nas aulas de fitness: continuação
◦posturas típicas do dia-a-dia
◾tipos comuns nas posições de pé e sentada
◾desequilíbrios musculares
◾reconhecimento dos padrões e síndromes associadas
◾músculos hiperativos e hipoativos nos diferentes padrões
Aula pratica com resistencias externas - barra e discos
20 Março 2017, 14:00 • Filipa João
Aula prática com barra e discos: aquecimento específico com barra, agachamento, peso morto, remadas, clean and press, supino, tricipite à testa, fundos no step, afundos, pranchas, crunch abdominal, alongamentos e relaxamento,
Sequencias de exercícios de alongamento - aplicação prática e fundamentação
20 Março 2017, 14:00 • Helô Isa Oliveira Viana André
Sequencias de exercícios de alongamento - aplicação prática e fundamentação
•Parte prática:
◦Sequencias de exercícios de alongamento: exemplos práticos, experimentação, componentes críticas
•Parte teórica:
◦alongamentos nas aulas de fitness: continuação
◦posturas típicas do dia-a-dia
◾tipos comuns nas posições de pé e sentada
◾desequilíbrios musculares
◾reconhecimento dos padrões e síndromes associadas
◾músculos hiperativos e hipoativos nos diferentes padrões
Ações Motoras – Passos e Deslocamentos
16 Março 2017, 15:30 • Luis Miguel Xarez Rodrigues
- A aprendizagem da dança através do movimento dançado. A noção de ação motora como elemento estruturante.
- Deslocamentos. O ritmo dos apoios, o tipo dos apoios e a exploração do andar.
- Noção de apoios cíclicos como critério chave para a identificação deste tipo de ações motoras.
- Passos. Componentes críticas das ações estudadas, nomeadamente as transferências de apoio de dois para um pé, de um para dois pés, de um para o outro, tendo em conta as partes do pé (apoio total, meia-ponta, etc.).
- Noção de transferência de peso típica como critério chave para a identificação destas ações motoras.
- Execução de frases de movimento apresentadas pelo docente, integrando as ações motoras estudadas e centradas nesta categoria de ações motoras.Bibliografia:
- Xarez, L. (2001). Dança na Escola. Cruz Quebrada: FMH Edições.